​Mineira toma posse como juíza federal mais jovem da história do Brasil

  • 29/04/2025

​Mineira toma posse como juíza federal mais jovem da história do Brasil

Aos 25 anos, a mineira Luísa Militão Vicente Barroso alcançou um feito inédito no Brasil: ela é a juíza federal mais jovem da história do país. Luísa conquistou um lugar de destaque no cenário jurídico ao ser aprovada em segundo lugar para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, um dos mais prestigiados tribunais do Brasil.

A Constituição Federal brasileira não determina uma idade mínima para se tornar juiz federal, mas exige experiência na advocacia e idoneidade moral. A jovem celebrou a conquista ao lado de sua família: "Realização do sonho de uma vida, sonhado comigo pelas pessoas que amo. Quanta honra poder regressar a esse tribunal magnífico, onde tive a alegria de estagiar ainda na graduação", disse.

A conquista de Luísa é ainda mais significativa quando observamos o panorama do Judiciário brasileiro, onde a presença feminina segue sendo minoritária. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil conta com 18.911 juízes e juízas, dos quais 59,53% são homens, e em sua maioria, brancos.

Com informações de Só Notícia Boa


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes