​PMMG alerta para novo golpe digital aplicado pelo WhatsApp

  • 02/10/2025

​PMMG alerta para novo golpe digital aplicado pelo WhatsApp

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou um alerta sobre uma nova modalidade de estelionato que vem crescendo em 2025. O golpe é aplicado por meio do WhatsApp, onde criminosos se passam por advogados ou representantes do Judiciário, utilizando fotos de perfil semelhantes às de profissionais reconhecidos pelas vítimas.

Segundo a corporação, os golpistas afirmam que a pessoa teria ganho uma causa judicial e, para receber a indenização, seria necessário atender chamadas de vídeo com supostos oficiais de justiça ou representantes de tribunais. Durante esse contato, solicitam informações sigilosas como fotos de documentos, cartões bancários, senhas, além de induzir a instalação de aplicativos fraudulentos e até transferências via PIX.

A PMMG reforça que se trata de uma prática criminosa que busca explorar a confiança das vítimas em seus advogados e no sistema de Justiça. A recomendação é não clicar em links recebidos, não repassar dados pessoais, senhas ou códigos de SMS e não instalar aplicativos enviados por desconhecidos. Em caso de dúvida, a orientação é sempre checar a informação diretamente com a fonte oficial, utilizando os canais institucionais. O alerta é direcionado especialmente a idosos e familiares, público mais vulnerável a esse tipo de fraude.

Com informações da PMMG


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes