Abstenção no CNU em Minas Gerais é de 43,3%, abaixo da registrada na primeira edição
- 06/10/2025

Em Minas Gerais, 43,3% dos candidatos inscritos na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) não compareceram às provas aplicadas neste domingo (05). O estado teve 51 mil inscritos, e o índice de abstenção ficou ligeiramente acima da média nacional, que foi de 42,8%. Ainda assim, o percentual representa uma queda em relação à primeira edição do concurso, quando o número de faltosos em Minas chegou a 55,7%.
Em todo o país, mais de 761 mil candidatos se inscreveram, e cerca de 435 mil compareceram às provas objetivas em todo o país. Neste ano, O CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com oportunidades para níveis médio e superior.
Os gabaritos preliminares e os cadernos de provas serão divulgados nesta segunda-feira (06). Já os recursos poderão ser apresentados entre terça (07) e quarta-feira (08). As notas finais e a convocação para a segunda fase estão previstas para 12 de novembro.
A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, e o resultado preliminar sai no fim de janeiro. O cronograma termina em março de 2026, com o início das convocações dos aprovados.
Com informações da Agência Minas e O Tempo