Incêndio na Serra de São José é controlado após dias de combate intenso
- 09/10/2025

Após dias de combate intenso, bombeiros, brigadistas e voluntários conseguiram controlar o incêndio de grandes proporções que atingia a Serra de São José, entre São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, desde o último domingo (05). As chamas, que começaram na região conhecida como Mangue, em Santa Cruz de Minas, e no Chuveirinho, se espalharam rapidamente pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Tiradentes, atingindo cerca de 350 km².
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o levantamento preliminar indica fortes indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. Durante o trabalho de campo, brigadistas relataram ter encontrado uma garrafa que teria contido combustível e roupas queimadas, possíveis vestígios da ação. Em outro ponto, uma moradora informou ter câmeras que registraram pessoas transitando próximas à área de início do fogo, mas ainda não há confirmação de relação direta entre elas e o fato.
Mesmo com a aparente extinção das chamas na tarde desta quarta-feira (08), os militares identificaram novos pontos de reignição durante patrulhamento. A situação foi imediatamente comunicada ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que retomaram o combate com apoio de aeronaves e helicópteros.
Embora a situação seja considerada controlada, as equipes permanecem em monitoramento constante durante toda a madrugada e devem retornar ao local nesta quinta-feira (09) para garantir que não haja reignição.
A Polícia Militar de Meio Ambiente de São João del-Rei segue realizando diligências para identificar os possíveis autores e aguarda o laudo técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que confirmará as causas e a extensão dos danos ambientais.
Com informações da PMMG e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais