Expominas de São João del-Rei será repassado à UFSJ para implantação de Hospital Universitário
- 26/06/2026
O projeto de implantação de um Hospital Universitário Federal em São João del-Rei deu mais um passo. O prédio do Expominas será oficialmente repassado pelo Governo de Minas Gerais à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que passará a ser responsável pelo imóvel e pelos próximos trâmites relacionados ao projeto.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pelo prefeito Aurélio Suenes, por meio das redes sociais. Segundo a publicação, o anúncio será feito com a presença do secretário de Estado de Saúde.
Com quase 50 mil metros quadrados, o antigo Expominas deverá abrigar um Hospital Universitário Federal com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta busca ampliar a oferta de serviços de saúde para São João del-Rei e municípios da região, além de fortalecer a formação de estudantes e profissionais da área da saúde da UFSJ.
A transferência do imóvel foi viabilizada por meio do Projeto de Lei nº 4.916/2025, resultado de articulação entre o Governo de Minas, parlamentares e a universidade.
Conhecido por muitos anos como um espaço sem utilização definitiva, o prédio do Expominas poderá ganhar uma nova função pública. Apesar do avanço com a transferência do imóvel, a implantação do Hospital Universitário ainda depende de etapas administrativas, técnicas, estruturais e da liberação de recursos para que as obras e o funcionamento da unidade sejam efetivamente iniciados.
Se concretizado, o hospital deverá ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde na região e consolidar São João del-Rei como um importante polo de ensino, pesquisa e assistência hospitalar.
Com informações de Aurélio Suenes





